Minha foto
Sou Anete. Amo A Vida Abundante e gosto muito de falar Dela! Gosto de poesias, poemas, reflexões e livros... "O AMOR DE DEUS É TERNO E ETERNO!" (JOÃO 10.10)!

Seguidores

sábado, 9 de março de 2013

Sobre a Alma...








 




   Gosto deste assunto e queria dar uma pincelada hoje aqui sobre a beleza e a complexidade do nosso interior.


     Sempre digo que temos 3 dimensões: espírito, alma e corpo. Precisamos dar atenção equilibradamente aos nossos "3 pedaços"!


     Acho incrível, lindo mesmo, a parte da alma -, os nossos pensamentos (mente), sentimentos, emoções...


     Tem-se estudado/esplanado bastante sobre o arquivo/registro de coisas que vivemos e que ficam arraigadas na nossa vida (cérebro), no nosso comportamento.


     Sabemos bem que a infância é um período importantíssimo na vida de uma pessoa, principalmente os 6 anos iniciais, quando a formação da personalidade é adquirida e alicerçada.


     "Uma alma livre se expressa", diz uma canção... Às vezes, traumas, experiências negativas e decepções passadas levam as pessoas a terem tristezas e dores profundas dentro de si.


     Tenho aprendido a viver mais e mais "no colo do Criador" e a experimentar Sua fidelidade, suficiência e soberania de uma maneira maravilhosa! Ele é o que traz satisfação e plenitude aos nossos dias. Sim, nos ensina a deixar o passado nas Suas mãos e a viver o presente com a Sua direção e força. Ele é o Deus que transforma histórias, reverte sentimentos e faz com que admiremos/amemos a vida com paz e perseverança.


     É um aprendizado lindo e constante... Ter uma alma livre é pensar, sentir e agir firmemente, com confiança, alegria e quietude! É relacionar-se bem com Deus, conosco e com o próximo... É amar apesar de... Sim, amar até os inimigos, isso com o Amor Ágape!!!


     Gosto da figura do rio... Quando ouço ou penso sobre paz e liberdade vem a minha mente a imagem de um rio com águas tranquilas, límpidas e serenas... 


     Cada pessoa é única e tem a sua alma formada com a sua essência, experiências da sua história. Precisamos lembrar que é uma decisão/escolha pessoal ter uma vida feliz e cheia de contentamento, independente das situações ao nosso redor.


     É verdade que encontramos tanta coisa que poderia ser diferente neste mundo... Às vezes, entramos em choque ou em parafuso querendo resolver um tanto de coisas desagradáveis, injustas e tristes... Devemos mesmo a cada dia reinvindicar o que é importante e vital a uma vida digna, e relaxar o máximo pensando, dosando e não perdendo o melhor, a nossa paz interior!


     Voltando ao foco e fechando esta "pincelada sobre a alma", o Agostinho numa das suas lindas frases nos diz: "FIZESTE-NOS, SENHOR, PARA TI, E O NOSSO CORAÇÃO ANDA INQUIETO ENQUANTO NÃO DESCANSAR EM TI."


     Neste sábado, quero descansar no meu Senhor e dizer como Maria no seu lindo cântico: "MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR E O MEU ESPÍRITO SE REGOZIJA EM DEUS MEU SALVADOR!" LUCAS 1.46,47.


Anete









    

10 comentários:

  1. Minha alma se refresca nessa tua linda imagem e texto. Lindo e precisamos sempre cuidar desse nosso canteirinho interior. Faz bem o cuidado e atenção à ele.

    Por fora linda viola, por dento pão bolorento, não podemos deixar que aconteça conosco. Nosso recheio deve ser bem tratado! Um aprendizado constante. lindo!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade não sei se acredito em alma/espirito embora acredite em 'entidades', que na verdade são espíritos.
    Não tenho religião nem crença certa então pra mim esses assuntos são meio incertos :/

    Bom fds
    =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, aprendi/descobri que JESUS é a Luz do Mundo, ou seja, NELE somos esclarecidos a respeito da vida, de nós mesmos e do que estamos fazendo neste mundo... Não nascemos por acaso e temos um caminho a percorrer...
      Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e, somente NELE, encontramos respostas completas e satisfação/realização reais...
      O ser humano vive a procura do sentido da vida, encontrei buscando e questionando...

      Beijos p você e bom final de semana...

      Excluir
  3. Paz minha amiga!
    Lindo o que tu escreveu...
    Por coincidência também escrevi algo sobre "alimentar nossa alma".Se quiseres dar uma olhada.
    http://lisa-feliz.blogspot.com.br/2013/03/cuidado-com-o-que-voce-se-alimenta.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. "Cada pessoa é única e tem a sua alma formada com a sua essência, experiências da sua história"...

    Amiga Anete,

    Costumo dizer que somos um pedaço de retalho onde juntos formamos um enorme colcha.
    Uma colcha multicolorida com diferentes estampas e texturas, porém cada uma com sua própria importância e utilidade.
    Sim, todos temos uma bagagem repleta de experiências boas ou ruins, mas cada uma com seu significado e importância para sua própria evolução espiritual.
    Eu acredito piamente que nascemos para aprender, não importa como ou com quem.


    "Precisamos lembrar que é uma decisão/escolha pessoal ter uma vida feliz e cheia de contentamento, independente das situações ao nosso redor."

    Deus deu o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas. Escolhas que de algum modo nos conduzirão à felicidade genuína.
    Uma felicidade baseada em valores, no bom caráter, amor, respeito, carinho, lealdade, frutos que automaticamente produzirão a paz.
    Não importa quaisquer outros desafios que apareçam pela frente, porque se a paz estiver implantada em nosso coração, tudo será encarado de modo positivo, sereno.
    Sim, às vezes, nem sempre é fácil mantermos a paz, pois o mundo em que vivemos nos oprime em muitos sentidos.
    Muitas vezes a "violência/ofensa gratuita" ocorre entre as pessoas, gerando assim lutas, divisões, contendas inveja, ódio...
    Mas a tentativa de buscar a paz é sempre válida! O que não vale é deixar de tentar.

    Tenha um ótimo domingo!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Amo ler e meditar sobre esse tema...
    e creio que temos: Corpo, alma e Espirito.
    Também aprendi a descansar nos braços do Senhor,
    isso faz toda diferença em minha vida!
    Linda e verdadeira a frase de Agostinho!
    Abraços! Boa noite e um amanhecer abençoado
    e feliz pra ti

    ResponderExcluir
  6. Ola Anete querida!!! Lindas as palavras...hoje tbm ouvi uma palavra que vem nos confrontar, mas o engracado eh que ela nao nos aprisiona mas nos liberta.... Pois a fe vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus...lemos os 5 capitulos de tiago...e como em cada vers tiramos grdes licoes, que nos fazem descer e enxergar quem somos na realidade, pois uma religiosidade se, mudancas para nada serve...

    Ainda eu e meu marido essa semana conversavamos sobre isso, a formacao do carater, e comeca sim nos seus 6 primeiros anos.... E eh muito lindo o cantico de Maria!!! Pelos iphistoriadores vemos que ela era uma jovem mas muito sabia...assim ela expressa nessa gratidao a Deus,

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  7. Linda reflexão da alma, Anete, que Deus nos ajude a refletirmos mais ns coisas espirituais assim nos aproximamos mais de Deus. bjsss tenha um dia maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Lindo ANETE TODA ESSA DEVOÇÃO, AO CRIADOR, QUE ELE A FAÇA BEM FELIZ A VC E A NÓS TODAS, UM ABRAÇO FRATERNO CELINA.

    ResponderExcluir
  9. Linda musica no final,eu adoro tb!...rss...linda msg,Anete e temos tanto a aprender, a caminhar!Ainda bem que o Pai sempre nos acompanha!Eu adorei esse seu texto!bjs,

    ResponderExcluir